JOÃO GENTIL NO ENCERRAMENTO DAS FESTAS LISBOA 2019

O concerto de encerramento será dedicado a António Variações, com as vozes de cantores como Ana Bacalhau, Conan Osiris, Lena d’Água, Manuela Azevedo, Paulo Bragança ou Selma Uamusse

Se a sua passagem pelo mundo não tivesse sido fugaz como uma estrela incandescente, este ano António Variações faria 75 anos. As suas canções são intemporais e têm influenciado várias gerações de artistas, que frequentemente a elas regressam na procura de inspiração e de referências para os seus trabalhos.

Dia 29 de junho, pelas 22h, vão passar pelo Jardim da Torre de Belém Ana Bacalhau, Conan Osiris, Lena D’Água, Manuela Azevedo, Paulo Bragança e Selma Uamusse, que interpretarão temas do artista acompanhados pela Orquestra Metropolitana de Lisboa dirigida pelo Maestro Cesário Costa, e ainda: Coro Gospel Collective; Acordeão: Joao Gentil; Orquestração: Filipe Melo, Filipe Raposo e Pedro Moreira; Sonoplastia: Nelson Carvalho; Desenho de Luz e Conceção Cénica: Pedro Leston; Direção Técnica: Eduardo Cunha; Conceção e Direção Artística Luis Varatojo; Produção – Produtores Associados.

Um espetáculo absolutamente inédito, que pretende celebrar a vida e a obra de António Variações, onde cantores como Ana Bacalhau, Conan Osiris, Lena d’Água, Manuela Azevedo, Paulo Bragança ou Selma Uamusse emprestam o seu talento às músicas de Variações, que serão arranjadas, pela primeira vez, com base numa instrumentação sinfónica e para acordeão.

Este concerto promove o encontro entre a simplicidade genial da música de Variações e a diversidade instrumental e riqueza tímbrica de uma orquestra sinfónica e ainda o instrumento de carisma popular que é o acordeão nas mãos do músico de Cantanhede, João Gentil. Não há sintetizadores, bateria ou guitarras elétricas, mas a estética exuberante da música de Variações mantém-se e encontra mesmo um novo espaço de afirmação, a partir de uma instrumentação que, embora sendo clássica, é capaz de produzir sonoridades incomuns.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.